Tratamento Preventivo ortodôntico – Orto Kids

Aos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o Ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento.
Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face.
Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.

 

Programa Orto Kids

 

Fase 1 – Tratamento Ortodôntico Preventivo

Esta modalidade de tratamento visa prevenir o desenvolvimento de más oclusões monitorando o crescimento e a irrupção dentária.
Por exemplo, quando um dente de leite é perdido precocemente, seu espaço deve ser mantido para que os demais dentes não migrem ou se inclinem em direção ao espaço, o que pode impedir que o dente permanente irrompa corretamente causando um mau posicionamento dos demais dentes.
As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes.
A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.
Os aparelhos usados podem ser fixos ou removíveis, conforme a necessidade de cada caso. A forma e desenho destes aparelhos dependerá de sua indicação.


Aparelho fixo com grade para impedir o hábito de sucção do dedo.

 

Fase 2 – Tratamento Ortodôntico Interceptor

O tratamento Ortodôntico Interceptor visa interceptar o problema precocemente, no início de seu surgimento, de modo que o crescimento e desenvolvimento da face e dentes se promovam normalmente após a intervenção.

Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento. Nem sempre é possível corrigir completamente o problema, mas o tratamento interceptor pode reduzir a severidade, facilitando uma fase de tratamento com ortodontia corretiva se esta for necessária.

Nestes tratamentos podem ser usados aparelhos intra-bucais fixos ou removíveis, de formas e desenhos variados conforme o problema. Além destes também podem estar indicados os aparelhos extra-bucais de ação ortopédica, ou seja, atuam sobre o crescimento das estruturas da face corrigindo as discrepâncias esqueléticas (ósseas).


Aparelho disjuntor para corrigir mordida cruzada posterior precocemente. Em um adulto a correção desta mordida cruzada é muito mais difícil.