Clareamento dental

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é o procedimento mais conservador que existe em Odontologia Estética. É um procedimento estético que resgata a cor natural dos dentes que podem ter escurecido por diferentes motivos, como: consumo de café, sucos de uva, vinho tinto e cigarro.

Consiste em um gel (com diferentes potências) que, quando aplicado sobre o dente, quebra as moléculas que promovem o escurecimento em micro pedaços, que são eliminados dos dentes. Tudo isso, sem promover qualquer tipo de dano à estrutura dental.

Na Orto Padrão, contamos com uma estrutura moderna e dentistas especializados no tratamento com clareamento dental, que ajudam nossos pacientes a terem um sorriso mais branco e saudável através deste procedimento totalmente seguro e com um planejamento personalizado.

clareamento dental
Antes
clareamento dental
Depois

Fatores que provocam o escurecimento dos dentes

Existem uma série de fatores que levam ao escurecimento dos dentes, prejudicando a estética e autoestima da pessoa. Dentre os principais pontos que interferem na coloração do esmalte dentário, estão:

  • Alimentação com o consumo excessivo de comidas e bebidas com pigmentos;
  • Envelhecimento natural da arcada dentária;
  • Falta de higiene bucal;
  • Falta de acompanhamento odontológico para uma limpeza bucal;
  • Tabagismo.

A soma destes fatores acelera o desgaste do esmalte dentário, fazendo com que o sorriso tenha uma pigmentação amarelada. Dentre os itens citados, a falta de higiene, somada com uma alimentação irregular, são os principais pontos que causam o escurecimento dentário.

No que diz respeito à falta de higiene bucal, não adotar este tipo de hábito na rotina, além de provocar a perda gradual do esmalte dentário, também favorece o acúmulo da placa bacteriana, predispondo o paciente a desenvolver outros problemas que podem levar à perda dentária ou até mesmo, infecções.

Tipos de clareamento dental

Existem três tipos de clareamento dental, tais técnicas possuem a mesma finalidade, mas com abordagens diferentes. Tudo dependerá das necessidades e expectativas de cada paciente quanto ao tratamento.

Clareamento dental de consultório

clareamento dentalNessa técnica, o cliente recebe uma proteção para a gengiva, bochecha e lábios, e aplicamos um gel (aproximadamente 7 vezes mais potente que o caseiro), que fica por 40 minutos sobre os dentes a serem clareados. O número de sessões de clareamento é determinado pelo grau de escurecimento dos dentes do paciente, resposta ao clareamento e sensibilidade dentária.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro, como o nome sugere, é a técnica que o paciente pode fazer em sua própria residência. Para esse procedimento, é confeccionada uma moldeira fina, transparente e flexível, com a forma exata dos dentes de cada cliente. Orientamos o cliente a aplicar uma gota de gel de Peróxido de Carbamida (10 a 16%) sobre cada dente. O tratamento dura em torno de 4 semanas, dependendo de cada caso. Contudo, apesar da facilidade, a pessoa deve seguir as orientações quanto a utilização do material.

Vale destacar que essa técnica é mais demorada, uma vez que o tratamento não é aplicado diretamente pelo profissional.

Clareamento misto

Nesta técnica de clareamento dental, o dentista combina a abordagem feita no consultório com o tratamento caseiro, promovendo resultados mais rápidos em função da frequência que o paciente utiliza diariamente, seja durante as consultas ou em casa.

Vale destacar que, apesar de existirem diversas técnicas de clareamento dental, cabe ao dentista especializado orientar e determinar qual a melhor abordagem de acordo com as expectativas do paciente com relação ao tratamento.

Existem contraindicações para o clareamento dentário?

Embora o clareamento dental seja um procedimento não invasivo, ele não é indicado para menores de 17 anos e gestantes. Além disso, é preciso ter o acompanhamento odontológico mesmo após o tratamento para preservar a saúde bucal e o branco natural do sorriso.

Cuidados após o clareamento dental

clareamento dentalMesmo após o clareamento dental, o paciente precisa adotar alguns cuidados para preservar os efeitos do tratamento. Por isso, é fundamental que a pessoa se atenha com:

  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Evitar o excesso de consumo e ingestão de comidas e bebidas pigmentadas, principalmente alguns dias após o tratamento;
  • Evitar o tabagismo;
  • Ir ao dentista regularmente para avaliações e limpezas odontológicas.

Com estes cuidados, é possível preservar o sorriso e evitar que manchas ou a coloração amarelada prejudiquem a cor natural dos dentes. Mesmo depois do tratamento, o dentista tem uma breve conversa junto do paciente para orientá-lo de acordo com seu histórico odontológico.

Fale conosco


    Localização

    Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ