Odontopediatria

O que é um odontopediatra?

Odontopediatra é o profissional responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais que acometem crianças e adolescentes. Ter o acompanhamento de um dentista infantil é essencial para estimular o desenvolvimento saudável do sorriso.

odontopediatriaTodo o acompanhamento é feito com uma abordagem diferenciada, uma vez que o dentista pediatra possui conhecimentos voltados para a psicologia infantil, permitindo que a consulta seja feita de forma lúdica, para que a criança não fique com medo ou se sinta desconfortável.

Na primeira fase da vida, é essencial que o acompanhamento odontológico seja feito de forma periódica, tendo em vista que além de prevenir problemas bucais e estimular o desenvolvimento saudável, o odontopediatra também aconselha os pais para com cuidados no dia a dia, a fim de incentivarem os filhos a criarem o hábito de estarem sempre escovando os dentes após as refeições.

Quando os pais devem levar as crianças ao odontopediatra?

O acompanhamento junto ao odontopediatra deve ser feito quando os primeiros dentinhos estiverem nascendo, uma vez que os dentes decíduos podem sofrer com alterações no seu posicionamento, prejudicando a erupção dos permanentes.

Através das consultas periódicas, o dentista infantil consegue adotar medidas que favoreçam o crescimento adequado dos dentes, sem que prejudiquem o desenvolvimento da criança e interfira na sua qualidade de vida durante a adolescência e início da vida adulta.

A importância do acompanhamento odontopediátrico já na gestação

odontopediatriaAlém de atuar com crianças, o odontopediatra também é responsável pelo monitoramento de gestantes. Por conta das mudanças hormonais que o período da gravidez promove, muitas mulheres estão predispostas a desenvolverem doenças gengivais, que podem ser prejudiciais para a saúde do bebê.

Ter o acompanhamento de um odontopediatra auxilia no diagnóstico precoce e tratamento de problemas bucais que podem interferir na saúde da gestante e da criança, especialmente após o primeiro trimestre de gravidez.

Além do acompanhamento da futura mamãe, o odontopediatra também pode auxiliar em todo o desenvolvimento da criança, uma vez que o dentista infantil também pode orientar os pais com os cuidados com a gengiva do bebê, uma vez que é fundamental a higienização da região nesta etapa.

Na Orto Padrão, contamos com dentistas pediatras especializados no cuidado com gestantes e crianças, sempre promovendo uma abordagem diferenciada para que os pequenos pacientes se sintam à vontade nas consultas.

Condições tratadas pelo odontopediatra

Existem uma série de condições que podem ser prevenidas e tratadas pelo odontopediatra. Por este motivo, as visitas regulares ao consultório são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente.

Alterações na mordida

Alterações na mordida são caracterizadas pela assimetria entre as arcadas dentárias, prejudicando o encaixe da boca quando os dentes se encontram. Este tipo de condição, quando avança para um estágio mais severo ao longo dos anos, pode provocar problemas funcionais e estéticos.

Pessoas que sofrem com tais alterações, em alguns casos, têm o desenvolvimento dos ossos da face prejudicados, fazendo com que o queixo seja projetado para frente ou para trás. Além disso, sintomas característicos como estalos ao abrir e fechar a boca ou a predisposição para o bruxismo, são algumas das consequências das alterações na mordida.

O diagnóstico precoce do dentista infantil auxilia em um tratamento com aparelhos ortodônticos que irão corrigir o posicionamento mandibular da criança de forma mais assertiva, pois os ossos são mais flexíveis na primeira etapa da vida, evitando as consequências severas para a adolescência e maior idade.

Bruxismo infantil

Embora seja mais comum em adultos, as crianças também podem sofrer com o bruxismo. As principais causas estão atreladas com fatores emocionais, como a ansiedade ou se o pequeno paciente é exposto a um ambiente estressante, assim como com alterações repentinas na rotina.

O bruxismo é uma síndrome caracterizada pelo ato de ranger e tensionar os dentes, provocando o desgaste nas estruturas, além de sintomas como dores de cabeça e dificuldade para abrir e fechar a boca em função da constante pressão exercida sobre as arcadas.

O tratamento consiste em encontrar as causas das alterações emocionais, como a ansiedade e estresse, encaminhando a criança para o acompanhamento psicológico. No que diz respeito ao odontopediatra, este profissional prescreve pequenas placas oclusais para o paciente utilizar enquanto dorme e evitar o atrito entre os dentes.

Cáries

odontopediatriaAs cáries são condições bastante comuns na infância, especialmente se a ingestão de doces for recorrente. Essas pequenas bactérias podem provocar a perda dentária precoce, uma vez que causam a corrosão dos dentes e prejudicam a parte interna dos dentes.

Os sintomas dessa condição estão ligados à dor de dente, uma vez que os micro-organismos causam inflamações à polpa dentária ou podem atingir as raízes, responsáveis pela sensibilidade.

O tratamento consiste na remoção bacteriana e a vedação com restaurações, somada com a adoção de hábitos higiênicos e a diminuição no consumo de doces e bebidas que contêm açúcar.

Dentes decíduos

Dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite, também merecem atenção do odontopediatra. Alterações no posicionamento destas estruturas podem prejudicar o desenvolvimento adequado dos dentes, fazendo com que sejam tortos ou muito separados.

Através do monitoramento do dentista pediatra, é possível prevenir que as alterações nos dentes decíduos prejudiquem os permanentes, necessitando do uso de aparelhos ortodônticos e um tratamento mais demorado no futuro.

Benefícios de se consultar com um odontopediatra

odontopediatriaLevar os filhos nos primeiros anos de vida é fundamental para estimular o desenvolvimento infantil. Dentre os principais benefícios estão:

• Destaca a importância de cuidados com a saúde bucal durante a infância;
  • Estimula o desenvolvimento adequado dos dentes e ossos da face;
  • Previne contra alterações dentárias e na estética facial durante a vida adulta;
  • Previne contra traumas de dentista e promove um tratamento personalizado, com interações dedicadas ao público infantil.

Portanto, se você deseja preservar a saúde bucal das crianças e ainda ter um tratamento personalizado, conte com o atendimento de odontopediatras experientes da Orto Padrão. Agende sua consulta.

Check up Kids

Cárie zero (1 ano a 12 anos)

Nossa clínica desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente.

O Programa de Prevenção Infantil Check up Kids é uma maneira fácil e inteligente de manter as crianças longe das cáries e doenças bucais, afinal este é o tempo de brincar, estudar, fazer amizades e aprender muito sobre tudo e não de ficar com dor de dente. Estudos científicos comprovam que, com o acompanhamento contínuo de um dentista e através de métodos eficientes pode-se ter 99,8% de chances de uma criança não desenvolver cáries, eliminando tratamentos complexos no futuro.

Visitas periódicas à odontopediatra garante a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral.

Venha conhecer nosso programa Check up Kids Cárie zero e ofereça uma boca saudável para seu filho para ele poder usufruir durante toda a sua vida.

Programa Orto Kids

Fase 1 – Tratamento Ortodôntico Preventivo (5 anos a 9 anos)

Esta modalidade de tratamento visa prevenir o desenvolvimento de más oclusões monitorando o crescimento e a irrupção dentária.

mordida aberta odontopediatria
Tratamento precoce da mordida aberta anterior - Antes
mordida aberta odontopediatria
Tratamento precoce da mordida aberta anterior - Depois

Por exemplo, quando um dente de leite é perdido precocemente, seu espaço deve ser mantido para que os demais dentes não migrem ou se inclinem em direção ao espaço, o que pode impedir que o dente permanente irrompa corretamente causando um mau posicionamento dos demais dentes.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes para que o problema de mordida não se agrave. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.

Os aparelhos usados podem ser fixos ou removíveis, conforme a necessidade de cada caso. A forma e desenho destes aparelhos dependerá de sua indicação.

Fase 2 – Tratamento Ortodôntico Interceptor (9 a 13 anos)

odontopediatria orto kids fase 2 apinhamento superior
Antes
odontopediatria orto kids fase 2 apinhamento superior
Depois

O tratamento Ortodôntico Interceptor visa interceptar o problema precocemente, no início de seu surgimento, de modo que o crescimento e desenvolvimento da face e dentes se promovam normalmente após a intervenção.

Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento. Nem sempre é possível corrigir completamente o problema, mas o tratamento interceptor pode reduzir a severidade, facilitando uma fase de tratamento com ortodontia corretiva se esta for necessária.

Nestes tratamentos podem ser usados aparelhos intrabucais fixos ou removíveis, de formas e desenhos variados conforme o problema. Além destes também podem estar indicados os aparelhos extra-bucais de ação ortopédica, ou seja, atuam sobre o crescimento das estruturas da face corrigindo as discrepâncias esqueléticas (ósseas).

Fale conosco

Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ