Check-up preventivo digital

O que é o check-up preventivo digital?

check-up preventivo digitalMuitos clientes só procuram um dentista quando estão com algum problema, mas o melhor a se fazer é visitar o profissional regularmente para prevenir doenças bucais muito comuns. A boca merece uma atenção especial, pois é uma das partes do corpo mais expostas a infecções.

Com o passar do tempo, as doenças bucais podem provocar sensibilidade ou, em casos mais graves, levar à perda do dente. A adoção de um protocolo clínico de diagnóstico e controle regular elimina ou reduz significativamente o risco do aparecimento de doenças bucais, como: cárie dentária, gengivite, sensibilidade e mau hálito.

O check-up preventivo digital é um exame que tem o objetivo de diagnosticar problemas bucais de forma precoce e promover a manutenção da qualidade de vida do paciente através do acompanhamento odontológico regular.

Este tipo de exame pode ser feito por qualquer pessoa que deseja ter a saúde bucal em dia, sem sofrer com surpresas desagradáveis, gastos inesperados ou até mesmo um tratamento longo e invasivo.

Além desta consulta personalizada, que é feita com base nas necessidades e histórico do paciente, o dentista também atua na conscientização e aconselhamento para com cuidados no dia a dia, a fim de preservar o sorriso.

Na Orto Padrão, contamos com equipamentos de última geração e uma estrutura moderna para receber nossos pacientes e cuidar do seu sorriso. Somados a isso, também possuímos profissionais experientes e especializados nas mais diversas áreas da odontologia para tratar quaisquer problemas bucais.

Como funciona o check-up preventivo digital?

O check-up preventivo digital é realizado por uma câmera intraoral de alta resolução. Com a utilização desta ferramenta, é possível enxergar os dentes nos mínimos detalhes, uma vez que permite uma ampliação da imagem em até 60x.

check-up preventivo digitalPor meio da alta ampliação reproduzida em um monitor em tempo real, o dentista consegue avaliar os dentes e toda a mucosa oral nos mínimos detalhes e diagnosticar problemas de forma precoce, permitindo um tratamento assertivo.

Após a captura das imagens de todos os dentes, o dentista analisa minuciosamente cada uma, com o intuito de encontrar vestígios do início de uma doença. Em seguida, é realizado um laudo apontando todos os problemas encontrados, com um plano de tratamento. As imagens ficam armazenadas na clínica, para um acompanhamento da evolução de cada caso, visando o controle da saúde bucal do cliente.

O diagnóstico prematuro é fundamental para evitar uma série de problemas bucais e com o check-up preventivo digital, é possível diagnosticar problemas ainda no início do seu desenvolvimento, fato que evita a perda precoce dos dentes, infecções e sintomas relacionados à dor que podem prejudicar no dia a dia do paciente.

Frequentar o consultório odontológico de forma semestral, permite manter a saúde bucal em dia, além de evitar uma série de condições que interferem no bem-estar geral da pessoa.

Em alguns casos, após o check-up, o dentista pode encaminhar ou realizar uma profilaxia no paciente, uma limpeza que remove todo o tártaro e placa bacteriana acumulada, favorecendo o desenvolvimento de cáries. Por meio desta higienização profissional, é possível complementar os efeitos do check-up preventivo e preservar a qualidade de vida do paciente.

Condições que podem ser diagnosticadas por meio do check-up preventivo digital

Existem uma série de condições que podem ser diagnosticadas através do check-up preventivo digital, uma vez que a câmera intraoral permite avaliar condições que são mais difíceis de serem vistas a olho nu.

Bruxismo

check-up preventivo digitalO bruxismo é uma síndrome que pode estar relacionada a fatores emocionais ou devido à problemas de má oclusão. Pessoas que sofrem com esta condição tendem a ranger e tensionar os dentes de forma inconsciente, especialmente durante as noites de sono.

Tal problema provoca o desgaste dos dentes e sintomas como sensibilidade na região e dores de cabeça. Através do check-up preventivo digital, o dentista consegue avaliar se há o desgaste prematuro nos dentes e iniciar o tratamento ortodôntico precoce, que funciona através do uso de placas oclusais e com o acompanhamento terapêutico em alguns casos.

Cáries profundas

As cáries são provocadas por bactérias que corroem os dentes de fora para dentro, prejudicando toda a estrutura interna a médio prazo e, em quadros avançados, causando a morte do dente, necessitando a sua extração.

Esta condição se desenvolve em função de maus hábitos com a saúde bucal, como a falta de escovação, ausência de visitas ao consultório odontológico para um check-up preventivo digital e devido à alimentação rica em alimentos industrializados ou que possuem muito açúcar em sua composição.

Por meio do zoom da câmera intraoral utilizada no check-up preventivo digital, é possível identificar as cáries ainda no seu início, pois essas bactérias formam pequenas manchas escuras na superfície dentária.

O tratamento precoce para cáries evita o comprometimento dentário, assim como infecções e dores lancinantes que o paciente pode apresentar nos quadros mais avançados.

Doenças gengivais

check-up preventivo digitalDoenças gengivais se desenvolvem através de hábitos nocivos bucais, como a higienização deficiente, ou por conta de alterações na imunidade do paciente. Estes problemas provocam sangramento gengival recorrente, inchaço da estrutura e sensibilidade dentária, podendo causar a queda dos dentes em situações mais severas.

Com o check-up preventivo digital, o dentista consegue avaliar não só os dentes, mas toda a mucosa oral, identificando a presença de alguma alteração na gengiva que pode ser um indício de doença periodontal.

O tratamento se baseia na adoção de hábitos saudáveis para a boca, somados com o uso de cremes dentais específicos para pessoas que sofrem com esta condição.

Infecções bucais

As infecções bucais são oriundas de quadros bacterianos, causados pelas cáries ou devido à presença de doenças gengivais, como a periodontite. Embora seja um quadro severo, esta condição se desenvolve de maneira silenciosa e possibilita que o dentista diagnostique no check-up preventivo digital.

Portanto, é fundamental que a pessoa mantenha o hábito de ir ao dentista para um check-up preventivo digital e limpeza, de maneira que preserve sua saúde bucal.

Benefícios do check-up preventivo digital

check-up preventivo digitalO check-up preventivo digital promove uma série de benefícios à saúde em geral, tais como:

• Conscientização e orientação do dentista junto do paciente;
  • Diagnóstico precoce de problemas bucais;
  • Evita gastos inesperados e surpresas desagradáveis com um tratamento odontológico longo e invasivo;
  • Preserva a aparência do seu sorriso;
  • Previne contra cáries e doenças gengivais que levam à perda dentária precoce.

Na Orto Padrão, contamos com o que há de mais moderno na odontologia e equipamentos de última geração para um check-up preventivo digital completo, assim como um atendimento de qualidade. Agende sua consulta.

Fale conosco

Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ