12 abr Clareamento dental – O que você precisa saber?
1) O que é o clareamento dental?
Um sorriso bonito com dentes brancos e saudáveis é o sonho de consumo da maioria das pessoas, pois atualmente, os dentes brancos tornaram-se um símbolo de status e de higiene. Um sorriso jovial aumenta a autoestima do indivíduo e melhora as chances de se conseguir uma vaga em um emprego. O clareamento dental é o procedimento que pode tornar esse desejo em realidade, pois ele resgata a melhor versão de cor de dentes que cada um pode ter de acordo com a sua idade.
2) Como é o mecanismo de ação do clareamento?
Para se fazer um clareamento, é utilizado um gel específico que possui diferentes tipos de concentração. Esse gel clareador composto de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio é aplicado nos dentes do paciente para remover a pigmentação amarelada acumulada ao longo do tempo. A partir de um processo químico, o produto libera oxigênio e subprodutos na estrutura dental para quebrar as moléculas cromogênicas, presentes no túbulo dentinário da dentina, que causam o escurecimento da cor natural.
3) Tipos de clareamento
O processo de clareamento pode ser realizado em dentes vitais e não vitais (quando foi realizado tratamento de canal). Com relação às técnicas, existem três maneiras de realizar o clareamento dental:
Clareamento em consultório
O clareamento é realizado pelo dentista, exclusivamente em seu consultório. Para esta técnica, os produtos utilizados possuem uma concentração mais alta de peróxido, uma vez que o uso é feito diretamente pelo profissional. Neste caso, é necessário fazer o isolamento dos dentes adequadamente para eliminar os riscos de queimaduras e outras lesões.
Clareamento em casa
No clareamento caseiro, são usados géis e moldeiras individuais, desenvolvidas de forma específica e individualizadas para cada paciente. Na técnica caseira, são administradas substâncias com menores concentrações de peróxido, o que reduz a sensibilidade dentária durante o procedimento. Geralmente o paciente utiliza as moldeiras de clareamento para dormir.
Em ambos os procedimentos é necessário o acompanhamento do dentista para orientação correta, proteção dos tecidos moles e registro da cor antes, durante e após a realização do procedimento. O clareamento caseiro exige mais paciência e comprometimento do paciente em seguir todas as recomendações médicas e fazer a sua parte no tratamento.
Associação das duas técnicas (em casa e no consultório)
É realizado uma combinação das duas técnicas de clareamento anteriormente citadas. O procedimento é feito, inicialmente, dentro do consultório. As próximas etapas são realizadas na residência do paciente, a partir das orientações do dentista. Podem ser realizadas outras etapas de clareamento no consultório caso necessário.
4) Quem não pode fazer o clareamento dental?
Existem poucas contraindicações em relação aos cuidados e a quem pode fazer o procedimento de clareamento dental. O tratamento não é indicado para:
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com hipersensibilidade dental;
- Pessoas com dentes quebrados, com lesões de cáries ou doenças gengivais ou dentes muito desgastados;
- Crianças e adolescentes. O clareamento dental é indicado a partir dos 17 anos de idade.
5) Cuidados no clareamento dental
Durante o clareamento dental é orientada a adoção de uma dieta equilibrada e a manutenção da higiene bucal com escovação e fio dental. Além disso, para garantir que o clareamento tenha uma maior durabilidade, é importante reduzir o consumo de alimentos como: café, chá preto, vinho tinto, molhos de coloração amarelada ou escura e frutas com coloração avermelhada e roxa.
6) É normal ter sensibilidade nos dentes durante o clareamento?
A sensibilidade durante o clareamento é normal. Geralmente ocorre um “latejar” de alguns dentes, em especial caninos e incisivos inferiores. A dor é transitória e varia de paciente para paciente. Alguns sentem, outros não, pois depende do limiar de dor de cada paciente. A clínica segue um protocolo de dessensibilização dentária durante todo o processo de clareamento para minimizar este desconforto. Pode-se fazer uso de analgésicos para melhora dos sintomas, sempre com prescrição do dentista.
7) Quando sei que o clareamento atingiu o melhor resultado possível?
Ao início do tratamento é realizada uma medição de cor dos dentes, sendo que pode haver variação de cor entre os dentes. O objetivo do clareamento dental é não só clarear os dentes, mas deixá-los com uma cor harmônica sem variação entre eles. Dentes que apresentam uma maior espessura de dentina demoram mais tempo para clarear, como por exemplo, os caninos.
O clareamento ocorre pela introdução de oxigênio dentro dos túbulos dentinários na dentina. Quando o oxigênio já penetrou na maior parte destes túbulos, o dente não clareia mais pois já chegou em seu “Ponto de Saturação”. O dentista tem recursos para avaliar quando os dentes atingem um ponto de saturação de cor para assim encerrar o procedimento.
O excesso de clareamento dental, em vez de deixar os dentes mais claros, fará com que eles percam o brilho, adquirindo o aspecto de “casca de ovo” (brancos e opacos). Existe uma escala de cor para dentes naturais e para dentes clareados. É importante o paciente entender que nunca ficará com dentes “super brancos” como comumente encontrados em artistas e jogadores de futebol, pois certamente esta cor foi alcançada por facetas de cerâmica e não por clareamento dental.
A Orto Padrão é uma clínica moderna, que conta com equipamentos de última geração na odontologia para proporcionar conforto e assertividade nos mais diversos tratamentos. Agende uma consulta conosco através do telefone (21) 2521-1241 ou nos envia uma mensagem através do nosso Whatsapp (21) 97660-7628.