Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | (21) 2521-1241 e 3258-3831 | (21) 97660-7628 | contato@ortopadrao.com.br
A Orto Padrão conta com um sistema próprio de alinhadores, o Orto Padrão Aligner, que atua na correção de uma série de problemas ortodônticos de forma discreta e prática.
Através de um planejamento totalmente digital, conseguimos oferecer um tratamento 100% individualizado para que você tenha dentes alinhados em poucos meses e sem a presença de fios metálicos e bráquetes, comuns nos aparelhos fixos convencionais.
Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas dos nossos pacientes, separamos algumas recomendações quanto ao uso dos nossos alinhadores, tais como:
O tempo de uso diário dos alinhadores é de 20h a 22h, inclusive para dormir. A colaboração do paciente no uso dos alinhadores é fundamental para o bom resultado do tratamento. Um planejamento ortodôntico correto e a colaboração do paciente é a receita de um caso bem-sucedido.
Você pode remover o alinhador para se alimentar, no entanto, nos casos de alinhadores com pôntico (dente provisório preso no alinhador), pode se alimentar com o alinhador em boca (socialmente).
Ingestão de líquido (beber) com alinhador é permitido. Preferencialmente pode beber água e bebidas claras de preferência sem açúcar. Evite líquidos com corantes (alinhador pode perder a transparência mais rapidamente), ácidos (refrigerantes, suco de limão) e com açúcar (danos ao esmalte dentário). Líquidos com corante como chá, suco de uva e afins, quando consumidos com alinhador em boca, pode usar preferencialmente canudinho.
Realize a higienização bucal antes de colocar o seu alinhador estético. A limpeza do alinhador deve ser feita com cuidado utilizando água e sabão líquido com uma escova de dente com cerdas macias. Os alinhadores devem ser escovados em toda sua superfície, fora da boca. Em situações nas quais não é possível escovar os dentes, não deixe de usar os alinhadores. Os mesmos deverão ser higienizados, assim como seus dentes, logo que possível.
Verifique inicialmente se o alinhador é superior ou inferior. Posteriormente, alinhe com o arco dentário e realize uma suave pressão encaixando na região anterior. Em seguida, pressione de maneira uniforme na região posterior de ambos os lados até o encaixe total.
Evite encaixar o alinhador mordendo o aparelho. Siga as instruções indicadas anteriormente. Sempre que possível, utilize mordedores logo após o encaixe dos alinhadores. Eles auxiliarão no encaixe do mesmo, o mais justo possível nos dentes. Sugere-se utilizar 3 (três) vezes ao dia por 3 (três) minutos, após café da manhã, almoço e jantar, e após a higienização dos dentes.
Use a ponta do dedo indicador na porção interna da boca nos dentes posteriores, puxando o alinhador no sentido de remover. Em seguida, repita a mesma ação no lado oposto até desencaixar a região posterior. Deslize o dedo para região anterior terminando de soltar todo o aparelho.
Ao remover o alinhador, guardar o mesmo no estojo apropriado. Nunca deixe o alinhador fora do estojo ou embrulhado em papel, no bolso ou em cima de mesas, cadeiras, mobiliário etc. Muitas vezes outras pessoas podem confundir com lixo e jogar fora, assim como crianças e animais que podem pegar para brincar e danificar o mesmo.
A primeira semana de uso do alinhador geralmente é a mais desafiadora, pois a boca irá se acostumar com algo novo. Dificuldade na fala, na deglutição e desconforto como um todo são comuns e irão diminuir com o passar dos dias. Sensibilidade e “dor” nos dentes, podem ocorrer durante o tratamento ortodôntico, inclusive com alinhadores. Nunca associe a necessidade de sentir dor com movimento dentário. O dente pode se movimentar com presença de sintomatologia dolorosa ou não. No caso de dor e desconforto poderá utilizar analgésicos prescritos pelo ortodontista.
Os alinhadores deverão ser trocados na frequência determinada pelo ortodontista podendo ser a cada 7, 10 ou 14 dias, dependendo de cada caso. As trocas dos alinhadores devem ocorrer preferencialmente à noite, antes de dormir. Dessa maneira o primeiro contato com cada alinhador se dará pelo maior número de horas consecutivas possível, facilitando sua adaptação.
O uso de lembretes no celular ou de aplicativos pode ser utilizado para ajudar a lembrar das datas de troca dos alinhadores, mas você receberá um documento com a data de troca de todos os seus alinhadores.
Guarde os alinhadores utilizados e leve-os no dia de retorno à sua consulta de acompanhamento com o ortodontista. O ortodontista irá descartar os alinhadores usados da maneira correta.
No caso de perda do alinhador, coloque o alinhador seguinte e entre em contato com o time da Orto Padrão, solicitando orientação de como proceder. Caso não tenha outro alinhador, retorne ao alinhador anterior.
Caso algum attachment ou “peça” colada ao dente se solte ou quebre, mantenha o uso do alinhador e entre em contato com seu ortodontista para agendar uma consulta de retorno ou obter orientações de como proceder.
Mobilidade dentária (“dente mole”), assim como interferência na mordida (alteração na mordida) muitas vezes estão presentes no tratamento ortodôntico e geralmente são transitórios e sem complicações extras. Sempre que possível mantenha seu ortodontista informado quando isso acontecer.
Alinhadores desadaptados (não encaixam perfeitamente) podem indicar alguma dificuldade no tratamento. Caso isso ocorra, retorne ao alinhador anterior e entre em contato com os especialistas da Orto Padrão para agendar uma consulta de retorno ou obter orientações sobre como proceder.
O time da Orto Padrão está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e proporcionar um tratamento ortodôntico com alinhadores o mais rápido, confortável e eficiente possível. Conte conosco!
Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Agende sua consulta!