Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | (21) 2521-1241 e 3258-3831 | (21) 97660-7628 | contato@ortopadrao.com.br
O implante dentário é um tratamento que atua com a fixação de pequenos parafusos de titânio sobre a gengiva, a fim de reabilitar as funções perdidas devido à ausência de dentes. Em conjunto com próteses dentárias, é possível recuperar o sorriso de pessoas que sofrem com a perda dentária precoce.
Todo o tratamento é feito de maneira personalizada, uma vez que cada pessoa possui necessidades diferentes com este tipo de tratamento. Contudo, a principal semelhança entre pacientes que sofrem com a perda dentária precoce, diz respeito à dificuldade em comer, falar e nos impactos em sua autoestima.
O principal foco dos implantes dentários é recuperar as funções impactadas e evitar que outros problemas bucais se desenvolvam a partir da ausência de dentes.
O espaço vazio na arcada dentária, fazendo com que a gengiva fique exposta, provoca problemas de dicção, interferindo na fala do paciente. Além disso, a autoestima da pessoa também sofre com a perda de dentes, uma vez que o receio em sorrir ou interagir socialmente, torna-se um problema.
Como já mencionado, a dificuldade ou incapacidade para morder certos alimentos é um problema bastante incômodo para pacientes que sofrem com a perda dentária. Quando há a ausência de vários dentes, esta condição pode se agravar a ponto de interferir na nutrição adequada da pessoa, prejudicando sua imunidade ou favorecendo o desenvolvimento de doenças gastrointestinais.
O tratamento com implante dentário pode ser dividido em algumas etapas, sendo elas:
Primeiramente o dentista realiza uma avaliação de toda a boca do paciente além de conversar com o mesmo a fim de entender suas expectativas com o tratamento, e histórico com cuidados bucais.
Exames de imagem são solicitados, como tomografias para avaliar se há perda óssea na área da gengiva. O dentista também avalia se outros dentes não foram prejudicados e se correm o risco de sofrerem com algum problema que levem à perda.
Caso algum problema preexistente seja diagnosticado pelo dentista especializado, como cáries ou doenças gengivais, o mesmo é tratado para que posteriormente, o tratamento com implantes seja iniciado.
Em alguns casos, em que a pessoa sofre com a ausência de dentes por muito tempo, o osso abaixo da gengiva é reabsorvido, impossibilitando o uso de implantes dentários. Nestas situações, é feito um enxerto ósseo na região para que seja dada continuidade ao tratamento.
Em uma cirurgia minimamente invasiva, o dentista realiza um pequeno corte sobre o osso da gengiva para que o parafuso de titânio seja inserido. Se o paciente perdeu mais de um dente em locais diferentes e estiver apto, é possível realizar a inserção de vários implantes em um único procedimento.
Vale destacar que, antes da cirurgia, o dentista conversa com o paciente, pois, muitas vezes, todo o processo envolve receio por parte da pessoa.
Depois da inserção do parafuso, o paciente passa pelo processo de adaptação ao material metálico que foi fixado na sua gengiva. Toda essa etapa pode durar alguns meses, uma vez que é preciso que o osso faça uma integração do implante para que a próxima etapa seja feita.
O implante dentário pode gerar alguns incômodos nos primeiros dias após o procedimento. No entanto, o dentista prescreve medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos para conter a dor, além de orientar que a pessoa permaneça em repouso nos primeiros dias.
Depois de um período que pode variar de três a seis meses, o paciente retorna ao consultório para que a prótese, estrutura que simula a coroa dentária com exatidão, seja encaixada sobre o parafuso de titânio.
Em um procedimento de baixa complexidade, o dentista aparafusa a prótese, que é feita de forma personalizada para não prejudicar a arcada dentária remanescente, promovendo um sorriso natural e a reabilitação oral do paciente.
Mesmo após todo o processo de adaptação ao implante e colocação da prótese, o paciente precisa adotar alguns cuidados ao longo de sua rotina para preservar sua saúde bucal, como:
Através do acompanhamento e orientação do dentista, é possível preservar a saúde bucal e evitar complicações que levam à uma nova perda dentária, exigindo que o paciente passe pelo tratamento com os implantes dentários novamente.
Os implantes dentários promovem uma série de benefícios à saúde do paciente que adota este tipo de tratamento e mantém os cuidados com a sua saúde bucal. Dentre as principais vantagens, estão:
Com o tratamento de implante dentário, é possível obter estes benefícios. Além disso, na Orto Padrão, contamos com uma clínica moderna e profissionais especializados para ajudar nossos pacientes a recuperarem o sorriso natural.
Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Agende sua consulta!