Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | (21) 2521-1241 e 3258-3831 | (21) 97660-7628 | contato@ortopadrao.com.br
A prótese dentária é um tratamento odontológico voltado para pessoas que perderam vários dentes na boca. Tal condição, impacta diretamente no estilo de vida do paciente, uma vez que uma arcada dentária deficiente prejudica a alimentação, autoestima e favorece uma série de problemas bucais.
Através de um tratamento totalmente personalizado, é possível reabilitar as funções orais do paciente, permitindo com que volte a comer o que sempre quis, assim como sorrir com naturalidade.
A prótese dentária pode ser fixa ou removível. A prótese fixa pode ser cimentada no dente ou aparafusada em um implante. A prótese removível pode ser parcial ou total.
As próteses removíveis totais são também conhecidas como dentaduras e são confeccionadas de acrílico, material biocompatível, que promove uma aparência natural ao sorriso, assim como conforto durante o uso destes dispositivos. Na Orto Padrão, contamos com dentistas especializados no tratamento com prótese dentária para promover resultados satisfatórios aos pacientes.
O tratamento com prótese dentária é indicado para pacientes que perderam os dentes e sofrem com as implicações que esta condição impõe. Dificuldade para comer ou receio para sorrir, são apenas algumas das dificuldades que pessoas com perda dentária possuem.
Em alguns casos, quando a pessoa demora para recorrer ao tratamento, pode haver perda óssea na região da gengiva, dificultando a fixação da prótese dentária. Nestes casos, é necessária a realização de um enxerto ósseo para possibilitar que o procedimento seja executado.
Embora o uso de próteses dentárias esteja atrelado aos mais velhos, pessoas jovens também podem sofrer com a perda de dentes por uma série de fatores e, através deste tratamento, também é possível reabilitar seu sorriso e autoestima.
A perda dentária pode ocorrer por uma série de fatores, prejudicando, especialmente as funções de fala e mastigação do paciente. Dentre os principais aspectos que levam à queda prematura dos dentes, estão:
Seja de forma isolada ou combinada, estes fatores favorecem a perda prematura dos dentes, interferindo diretamente na qualidade de vida da pessoa.
Em pacientes que sofrem com tal condição, a dificuldade em comer pode acarretar outros problemas de saúde, como a desnutrição ou problemas gastrointestinais, além de alterações na imunidade pela falta de vitaminas necessárias contidas nos alimentos.
Existem diversos tipos de prótese dentária, sendo que cada uma é indicada de acordo com a quantidade de dentes perdida pelo paciente. Vale destacar que os implantes dentários atuam em conjunto em grande parte dos tratamentos, uma vez que estas estruturas metálicas favorecem a fixação das novas próteses.
Independentemente do tipo de prótese dentária utilizado, é feito todo um planejamento individualizado para determinar qual a melhor abordagem para o quadro do paciente. Exames de imagem e avaliações feitas pelo próprio dentista, assim como uma breve conversa para entender os hábitos e expectativas quanto ao tratamento, são realizados antes de iniciar todo o processo com as próteses.
Estes são os principais tipos de prótese dentária:
Este tipo de prótese dentária é indicado para pessoas que perderam dentes em sequência, mas ainda possuem outros na boca. Neste tratamento, o dentista faz o preparo de dentes nas extremidades onde a gengiva está deficitária, para que em seguida, as coroas preencham o espaço das ausências dentárias.
Também conhecida como prótese parcial removível, é um tipo de tratamento destinado para pessoas que perderam os dentes em áreas diferentes da boca. Com o auxílio de grampos, que são fixados as estruturas remanescentes, é possível recuperar as funções de fala e mastigação da pessoa.
Vale destacar que, a estética pode ser impactada pelo tratamento com este tipo de prótese dentária, uma vez que os grampos podem aparecer quando a pessoa sorri, sendo uma alternativa econômica com relação às outras abordagens.
A prótese sobre implante pode ser indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes. Neste tratamento, um ou mais parafusos de titânio são fixados sobre a gengiva do paciente, que passa por um processo de adaptação ao material metálico durante alguns meses.
Após o período em que o parafuso de titânio se funde ao osso, o dentista confecciona uma ou mais próteses dentárias para serem parafusadas sobre o implante. Desta forma, o paciente recupera suas funcionalidades afetadas pela perda dentária.
Popularmente conhecida como dentadura, a prótese de protocolo é indicada para pessoas que perderam todos os dentes da boca. Através da fixação de seis a oito pinos implantados na gengiva, o dentista consegue fixar uma prótese completa sobre estas estruturas, promovendo resultados naturais ao sorriso do paciente.
A prótese dentária flexível é uma alternativa ao tratamento com prótese roach, uma vez que este tipo de tratamento não faz o uso de grampos metálicos, optando por um encaixe transparente, a fim de promover naturalidade ao sorriso.
O principal foco neste tipo de prótese dentária é promover conforto aos pacientes que utilizavam os tradicionais grampos metálicos.
Apesar de possuir uma durabilidade menor, este tipo de tratamento traz resultados estéticos mais expressivos, dando uma aparência natural para o sorriso do paciente, sem que os grampos metálicos apareçam.
Vale destacar que todo o processo deve ser determinado pelo dentista especializado, que irá apontar os prós e contras de cada tipo de prótese dentária ao paciente.
Na Orto Padrão, contamos com profissionais experientes no tratamento com prótese dentária, sempre valorizando a estética do sorriso, assim como a saúde bucal dos nossos pacientes.
Avenida N. S. de Copacabana, 1137 - Sala 306 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Agende sua consulta!